POASEC, cujo acrônimo significa Pessoas Organizadas Almejando Segurança, Ética e Cultura, é um projeto iniciado em Maio de 2010 na região de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, com o objetivo de difundir a Segurança da Informação. Atualmente, conta com mais de 250 membros, por todo o país, entre especialistas, pesquisadores, professores universitários, alunos, interessados em geral, inclusive policiais, advogados, militares e funcionários de grandes empresas de diversos setores como Alimentação, Financeiro, Indústria, Militar, Saúde, Telecomunicações e Serviços.

POASEC participa da Semana Acadêmica da UFRGS

     Instituto de Informatica
     A semana acadêmica de 2012/1 do Instituto de Informática da UFRGS destacou-se pela forte presença de assuntos relacionados a segurança. Ocorreram diversas palestras com enfoques diferenciados da área, que abrangeram tanto aspectos jurídicos, quanto práticos, e houve participação massiva de membros do PoaSec.
     Na segunda-feira dia 21/05, com um tema Perícia Digital que desperta muito a curiosidade das pessoas, Evandro Della Vecchia Pereira, perito criminal de computação científica do IGP/RS, deu início às palestras relacionadas a segurança. O auditório estava lotado e muitos alunos demonstraram interesse, inclusive sobre como ingressar na área.
     No dia seguinte, Felipe Octaviano Delgado Busnello, advogado e mestre em direito da propriedade intelectual, apresentou o polêmico tema "A Proteção Jurídica do Software no Brasil" e contou com uma platéia maior do que a esperada devido ao horário da apresentação, que foi às 8:30h. Sua palestra foi seguida da apresentação de Leonardo Zanatta, advogado especialista em direito digital e redes sociais, que apresentou um pouco sobre "O Direito e as Redes Sociais", tema muito atual, principalmente nesse momento em que está em debate o ocorrido com a atriz Carolina Dieckmann. Juntos, Felipe e Leonardo fizeram um excelente trabalho trazendo um  do mundo jurídico para os alunos dos cursos de informática, com termos de fácil compreensão.
     Augusto Pannebeckeranalista de sistemas na PROCERGS e especialista em segurança, concluiu o ciclo de apresentações de segurança do dia. Com um tema bem menos teórico e mais prático, falou sobre "Ambiente Seguro com uso de IDS/IPS". Trouxe exemplos práticos e ferramentas livres para prevenir intrusões na rede, instigando os alunos a pensar nos conceitos e em qual seria a melhor abordagem, dependendo do tipo de ameaça e topologia de rede que se tem, para implementar os mecanismos de detecção.
     Quinta-feira, Mateus Riad, Analista de segurança na Al-Engineers, falou um pouco aos alunos sobre "Metasploit Framework", com a finalidade de verificar possíveis falhas em servidores, podendo assim identificar pontos fracos dos sistemas e aprimorar a segurança do ambiente. 
    Cassio Furtado Ramos, consultor sênior da Qualytool Risk Management e especialista em sistemas se segurança da informação, trouxe o tema "Cultura de Riscos Ajudando a Segurança da Informação" que complementou a palestra do Mateus, pois de nada adianta um sistema seguro, se a empresa não possui a cultura de riscos e as pessoas não compreendem a necessidade das medidas de segurança.
    O evento foi um sucesso, pois atenteu às expectativas dos alunos, que comentaram que não havia a tradição de ter tantos assuntos relacionados à segurança durante a semana acadêmica e solicitaram que, se possível, o POASEC possa trazer outros assuntos e participe do evento no próximo semestre.