POASEC, cujo acrônimo significa Pessoas Organizadas Almejando Segurança, Ética e Cultura, é um projeto iniciado em Maio de 2010 na região de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, com o objetivo de difundir a Segurança da Informação. Atualmente, conta com mais de 250 membros, por todo o país, entre especialistas, pesquisadores, professores universitários, alunos, interessados em geral, inclusive policiais, advogados, militares e funcionários de grandes empresas de diversos setores como Alimentação, Financeiro, Indústria, Militar, Saúde, Telecomunicações e Serviços.

Como foi a Quinta Security Night





Com cerca de 100 participantes, a 5a Security Night fois realizada na FACCAT  dia 18 de Abril com apresentações de três membros do POASEC. 




.
Lucas Ismael Schnorr


Lucas Ismael Schnorr fez uma introdução à Segurança da Informação, ressaltando a importância de medidas simples de prevenção de incidentes não apenas pelas instituições, mas também pelo próprio cidadão. Lucas citou ainda casos de roubo de informações que recentemente inspiraram a criação de nova legislação no Brasil






João Paulo Spader Back

Em seguida, João Paulo Spader Back fez a palestra sobre Fraudes em Transações Eletrônicas. Mostrou em detalhes como funcionam os pagamentos com cartões bancários, padrões de segurança exigidos e algumas formas que vem sendo usadas por quadrilhas para fraudar o sistema. Apresentou o dispositivo "chupa-cabras" usado em clonagens de cartões e explicou a importância de se manter atento ao fazer compras usando cartões.




Micael Braga


Na terceira apresentação da noite, Micael Braga falou sobre Gestão de Identidades, mecanismos usados para se identificar usuários em múltiplas aplicações. Citou implicações, importância e a dificuldade de se
implementar dentro de empresas e também amplamente na Internet, bem como técnicas que todos devemos usar para nos proteger de roubos de identidades.







Com o sucesso do evento, foram arrecadados 88Kg de alimentos, entregues no dia seguinte para a Casa da Criança de Parobé.

Para quem não pode participar nessa ou em edições anteriores, é só acompanhar o nosso site que divulgaremos as próximas edições e também nos seguir no Twitter: POASEC_org.


As Security Nights acontecem uma vez por mês em uma instituição que disponibilize o espaço para que ocorram as palestras. O tema é determinado juntamente com os responsáveis por disponibilizar a infraestrutura do evento. Para mais informações sobre agendamento do evento, envie um e-mail para SecurityNights@POASEC.org que entraremos em contato. 



Deixamos um convite a todos para que participem nas próximas edições, fiquem ligados no blog e nos posts do twitter.