POASEC, cujo acrônimo significa Pessoas Organizadas Almejando Segurança, Ética e Cultura, é um projeto iniciado em Maio de 2010 na região de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, com o objetivo de difundir a Segurança da Informação. Atualmente, conta com mais de 250 membros, por todo o país, entre especialistas, pesquisadores, professores universitários, alunos, interessados em geral, inclusive policiais, advogados, militares e funcionários de grandes empresas de diversos setores como Alimentação, Financeiro, Indústria, Militar, Saúde, Telecomunicações e Serviços.

Como foi a Terceira Security Night


A terceira edição do evento Security Night que aconteceu no dia sete de novembro em parceria com a faculdade de informática da PUCRS foi um verdadeiro sucesso. Houve um público de aproximadamente 200 pessoas para acompanhar os temas das palestras que envolviam uma breve apresentação do grupo, segurança em desenvolvimento, fraudes em transações eletrônicas e testes de penetração. 



O evento teve início com a participação de Bruno de Barros Bullé que apresentou ao público o projeto POASEC, com os ideias e princípios do grupo, contando um pouco do histórico do grupo, metas e objetivos. Maurício Pegoraro quebrou um pouco a barreira entre segurança e desenvolvimento, trazendo à tona a importância de não serem vistas como áreas disjunta, mas complementares, ressaltando a necessidade de caminharem de mãos dadas. João Paulo Spader Back conscientizou os ouvintes de como devem agir para que não sejam vitimas de fraudes eletrônicas, pois alguns pequenos cuidados em nosso dia a dia, podem evitar grandes problemas. Fechando a noite, Douglas Secco de uma forma bem descontraída, deixou muito clara a diferença da análise de vulnerabilidades e dos testes de penetração, contando um pouquinho de como é a tarefa de um analista de segurança atuando como um "white-hat". 


Para quem não pode participar nessa ou em edições anteriores, é só acompanhar o nosso site que divulgaremos as próximas edições e também nos seguir no Twitter: POASEC_org.


As Security Nights acontecem uma vez por mês em uma instituição que disponibilize o espaço para que ocorram as palestras. O tema é determinado juntamente com os responsáveis por disponibilizar a infraestrutura do evento. Para mais informações sobre agendamento do evento, envie um e-mail para SecurityNights@POASEC.org que entraremos em contato. 

Deixamos um convite a todos para que participem nas próximas edições, fiquem ligados no blog e nos posts do twitter.