POASEC, cujo acrônimo significa Pessoas Organizadas Almejando Segurança, Ética e Cultura, é um projeto iniciado em Maio de 2010 na região de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, com o objetivo de difundir a Segurança da Informação. Atualmente, conta com mais de 250 membros, por todo o país, entre especialistas, pesquisadores, professores universitários, alunos, interessados em geral, inclusive policiais, advogados, militares e funcionários de grandes empresas de diversos setores como Alimentação, Financeiro, Indústria, Militar, Saúde, Telecomunicações e Serviços.

POASEC participa do Sábado Acadêmico da Ftec de Porto Alegre


O Sábado Acadêmico da Ftec é um evento com palestras introdutórias e festival de criatividade e inovação, com objetivos de compartilhar as pesquisas desenvolvidas, práticas enriquecedoras, aplicações de estudos e construir espaços para a interdisciplinaridade. Na edição de 27 de Outubro de 2012 foram apresentadas duas palestras de membros do POASEC.

Carolina Nogueira fez sua primeira palestra pelo POASEC. De forma simples e descontraída citou as bases da Segurança da Informação – as características confidencialidade, integridade e disponibilidade  -  e contou casos de como mesmo pessoas supostamente esclarecidas acabam se expondo nas redes sociais e se tornam vitimas de golpes.  

Em seguida, Leonardo Mello também fez sua primeira palestra pelo POASEC.  Ele apresentou um rápido histórico sobre tecnologias de criptografia, esteganografia e certificados digitais, bem como noções jurídicas e o valor legal das assinaturas digitais e contratos celebrados usando as redes.

Foram duas excelentes contribuições para enriquecer o evento. Parabéns aos apresentadores.